USINA SOLAR FLUTUANTE, O QUE É ISSO?

USINA SOLAR FLUTUANTE, O QUE É ISSO?


Você já sabe que o telhado de sua casa pode virar uma usina produtora de energia, certo? Mas você sabia que agora o açude da sua propriedade rural também pode se tornar uma usina solar flutuante? Sim! Leia nosso artigo você verá como funciona essa tecnologia inovadora.


MERCADO GLOBAL DE USINA SOLAR FLUTUANTE

O mercado global de painéis solares flutuantes está estimado atualmente em 240 milhões de dólares e espera-se um crescimento de 43% entre 2019 e 2027. No ano de 2018, a região da Ásia-Pacífico dominou o mercado, com China, Japão, Coréia do Sul e Índia impulsionando o mercado e tendo participação de 80% do mercado mundial.

Devido a escassez de áreas terrestres, muitos países optaram pela instalação da usina solar flutuante em alto mar. Elas oferecem muitos benefícios em relação as usinas solares convencionais, como maior eficiência dos painéis e consequente maior geração devido ao resfriamento causado pelo contato com a água, conservação da água no reservatório pela diminuição da evaporação de água e ainda menor tempo de instalação do que os painéis convencionais instalados em terra!

Alguns fornecedores da tecnologia afirmam que elas aumentam em até 50% a eficiência em relação as usinas solares em terra. Muito bom, não?

A usina solar flutuante surge como uma solução altamente viável em relação as usinas terrestres. Isso porque diminui a necessidade de utilização de terras caras para instalação dos painéis, como terras agrícolas por exemplo.

A combinação da energia hidrelétrica com a energia solar flutuante é muito interessante, pois reduz os custos de ambas, já que é necessário apenas uma infraestrutura de transporte para a energia. Porém deve-se tomar cuidado para instalar em lagos hidrelétricos que não tenham uma variação muito grande na altura do nível de água, para não ser necessário um sistema de ancoragem muito caro.

MERCADO NA ÁSIA

Na China, uma mina de carvão antiga, tornou-se a maior usina solar flutuante do mundo, com potência instalada de 70 megawatts, no tamanho de 63 hectares de área, o que equivale a energia para 21 mil residências no país.

O plano chines é aproveitar várias minas de carvão abandonadas e construir até 1 gigawatt em energia solar flutuante. A China está assumindo a ponta das energias renováveis no mundo, tornando-se um centro de inovação em energias limpas.

usina-solar-flutuante-energia-solar-erechim2
Usina Solar Flutuante na China.

O Vietnã é outro que está investindo no setor de usina solar flutuante. O primeiro parque solar flutuante do país foi instalado este ano, custou cerca de 51,5 milhões de dólares e apresenta quase 144 mil painéis solares em um reservatório de 50 hectares de área.

O projeto foi instalado em um lago de uma hidrelétrica, utilizando-se assim da mesma instalação já usada pela usina.

MERCADO EUROPEU DE USINA SOLAR FLUTUANTE

Mas não somente os países da Ásia investem nesse tipo de energia. Portugal também está com planos para construção de uma usina solar flutuante na barragem de Alqueva. Para essa instalação de 11 mil painéis solares e produção de energia estimada de 6 gigawatts, serão investidos 3,5 milhões de euros.

Mais do que isso, Portugal irá testar um novo sistema de armazenamento dessa energia gerada. Os painéis solares serão acoplados com baterias de lítio para acumular a energia e utilizá-la posteriormente quando não há produção solar. Outro teste que será feito é da armazenagem de energia solar por meio do bombeamento de água. O projeto está previsto para o ano de 2020 e será feito pela empresa EDP de Portugal.

Na Noruega, a empresa Ocean Sun, fundada há três anos, desenvolveu uma tecnologia que permitirá a construção de plantas solares flutuantes em larga escala na costa marítima, em lagos e reservatórios. O sistema tem aproximadamente 4 mil metros quadrados e os módulos podem ser fixados de forma rápida e segura por meio de uma espécie de membrana gigante flutuante que protege o sistema contra o estresse mecânico das ondas marítimas.

O sistema já foi encomendado pela Albânia, onde serão construídas 4 usinas flutuantes de 0,5 megawatt cada. Totalizando um investimento de 2,3 milhões de euros.

USINA SOLAR FLUTUANTE NO BRASIL

No Brasil, a primeira usina solar flutuante entrou em operação neste ano de 2019. Foi instalada na usina hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. Foram instalados 3792 módulos fotovoltaicos e uma potência de geração de 1 megawatt pico.

A segunda etapa do projeto consiste em uma nova usina solar flutuante também no reservatório de Sobradinho, que terá capacidade de geração de 2,5 MWp, o valor do investimento nessas duas plantas totalizará 56 milhões de reais.

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) ainda prevê a instalação de mais uma usina com 1,25 MWp de capacidade de geração no reservatório da usina de Boa Esperança, no Piauí, para o próximo ano.

Outro que estuda a instalação de uma usina solar flutuante é o estado do Ceará, que pretende instalar as placas fotovoltaicas no canal adutor do açude Castanhão, na região metropolitana de Fortaleza (CE).

Antes desse sistema ser instalado no reservatório da usina de Sobradinho, a Fazenda Figueiredo, produtora de leite, de Cristalina, Goiás já havia instalado sua própria usina solar flutuante com 1150 painéis fotovoltaicos nos açudes de sua propriedade.

As usinas solares flutuantes mostram-se uma alternativa muito viável, principalmente para os produtores rurais no Brasil. Isso porque acabam não diminuindo as terras agricultáveis dos produtores e ajudando na diminuição da evaporação da água de açudes, além de terem uma produção maior devido ao resfriamento dos painéis solares causado pela água.

usina-solar-flutuante-energia-solar-erechim3
Usina Solar Flutuante vista de cima.

Não bastasse isso, os agricultores tem opções especiais de financiamento com juros abaixo do mercado e uma vasta gama de produtos de energia solar a serem utilizados em suas propriedades, como sistemas de irrigação solar, sistemas de bombeamento de água solares e as usinas flutuantes.

Você agricultor que quer mais informações sobre o tema, fale conosco e vamos te ajudar a ter sua própria usina solar flutuante!

Notícias que podem ser de seu interesse:

Deixe um comentário