Telhado Solar, conheça a mais nova tendência do mercado

Telhado Solar, conheça a mais nova tendência do mercado


Você gostaria de instalar energia solar fotovoltaica mas não gosta do impacto estético que isso causaria na sua residência? A solução pode estar no telhado solar, uma nova tendência que vem crescendo muito no mercado mundial.


A expansão do mercado de Telhas Solares

Segundo Elon Musk, CEO da Tesla, 2019 é o ano do telhado solar. A Tesla cada dia mais entra no setor de energia solar, para ajudar a acelerar sinergia com o setor de veículos elétricos (setor no qual a empresa começou atuar inicialmente). A empresa já tem iniciativas de novos produtos no setor de armazenamento de energia e desde 2016, com o lançamento das telhas solares, tenta estabelecer-se no setor de construção civil.

Neste ano de 2019 a empresa anunciou o preço das suas telhas fotovoltaicas em cerca de 20 Euros por pé quadrado (na conversão de hoje um valor de R$ 300,00 por metro quadrado de telha). Se levados em conta a economia de energia e os créditos fiscais, esse valor representa uma redução de 20% no preço se comparado a um telhado normal.

As telhas são feitas de vidro em camadas sobre um substrato fotovoltaico. A empresa quer que possamos cobrir todo o nosso telhado de painéis solares e para isso desenvolveu peças que possam substituir as telhas atuais. A maior novidade está no encaixe entre as peças, permitindo que os cabos fiquem ocultos e o produto realmente pareça como telhas encaixadas uma sobre a outra.

Segundo a Tesla, a instalação do telhado solar demora entre 5 e 7 dias. No mês passado, Musk disse que a Tesla melhoraria ainda mais suas telhas solares e produziria 1000 telhas por semana até o final deste ano.

telhado solar tesla
Fonte: Inverse.

Mas a empresa não está sozinha no setor de telhado solar fotovoltaicos. Uma das maiores empresas de telhados do mundo, a Standard Industries espera enviar 2000 encomendas do produto somente neste ano de 2019.

A GAF, por exemplo, oferece uma opção pronta para instalar imediatamente, diferente da Tesla que oferece um produto customizável e feito sob encomenda.

A 3 in 1 Roof é outra no mercado, oferece o telhado solar em 12 diferentes cores, segundo eles com garantia vitalícia, enquanto os módulos solares convencionais tem garantia de 30 anos.

A empresa holandesa Zep Solar também aposta na tecnologia desde 2013 e diz ter telhas já com eficiência de 18,49% de conversão solar, o que é muito bom se em comparação com os painéis solares convencionais, que tem modelos que chegam até 20% de eficiência. Segundo informações da Zep Solar, a empresa está registrando um crescimento de 200% a 300% ao ano.

telhado solar luma
Fonte: Luma Solar.

O Mercado Brasileiro de Telhado Solar

O mercado brasileiro também de olho nas novidades do setor de energia solar, faz sua parte para contribuir com a evolução dessa tecnologia. A Ecosolaroof, com fábrica na China e escritório em Londres, vai instalar uma unidade em Manaus (AM) até o final do ano. Segundo os fabricantes, o material é 30% mais barato que a média dos módulos atuais e terão a capacidade de geração de 160 a 350 watts de energia.

Outra no mercado brasileiro que já está de olho nessa disrupção da energia solar é a Eternit, que nessa semana lançou seu novo produto no mercado, depois de mais de 1 ano de desenvolvimento. O produto é feito de concreto com várias opções de acabamento. No momento a empresa está desenvolvendo um processo industrial para fabricação do produto em larga escala. Segundo a empresa, o produto é mais barato que as soluções atuais em energia solar. Cada telha é capaz de produzir mensalmente 1,15 kWh e tem as dimensões de 36,5 cm x 47,5 cm.

telhado solar eternit
Fonte: Eternit.

E você gostou da nova tecnologia do setor de energia solar? Então entre em contato conosco e faça um orçamento do seu novo telhado solar!

Recomendadas para você:

Deixe um comentário