Cerca de 157 000 residências já usufruem de sistema de geração distribuída de energia no Brasil, principalmente pela energia solar fotovoltaica. Saiba quais os motivos pelas residências serem os principais clientes de energia solar.

Segundo dados da ANEEL (dados de 14/04/2020), os consumidores de classe de consumo Residencial são os que mais possuem energia solar instalados dentre todas as classes, totalizando quase 157 000 usinas de geração distribuída de energia.

Muito depois dos clientes residenciais, estão o grupo comercial, com cerca de 39 000 usinas de geração distribuída instaladas. Um número 4 vezes inferior em comparação aos clientes residenciais.

Parece um pouco irônico que a classe de consumidores que tem o menor consumo é a que tem maior número de sistemas instalados.

Mas por que justamente o grupo que menos gasta energia é o que mais opta por instalar energia solar?

O CONSUMIDOR RESIDENCIAL É O QUE MAIS SENTE OS AUMENTOS TARIFÁRIOS

A instalação de energia solar na maioria das vezes é feita pelas famílias que sentem no bolso os aumentos tarifários da conta de energia elétrica que ocorrem todo ano.

Aqueles que geralmente são os menores consumidores de energia, são os que mais sofrem com os aumentos tarifários anuais.

BAIXA RENTABILIDADE DO DINHEIRO NOS BANCOS

Outro fator que ajuda no grande número de sistemas instalados por este tipo de consumidor é o fato de que muitos desses clientes tem um dinheiro guardado por algum tempo e nos últimos anos viram seus dinheiro “parado” no banco perder rentabilidade.

A poupança e títulos como o CDI tem um rendimento menor que a inflação atualmente, devido aos cortes feitos na taxa de juros nos últimos anos.

Tirar este dinheiro daí e colocá-lo em um investimento sólido que gerará benefícios por muitos anos é visto como um ótimo negócio para essa classe de consumidores.

INCLUSÃO E INDEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO A ENERGIA

Muitos desses consumidores optam por instalar a energia solar fotovoltaica pela independência causada pela mesma em relação a concessionária de energia.

A sensação trazida pela conta de luz quase “zerada” no fim do mês mostra que a partir do momento da instalação, existe uma conta a menos para se preocupar no fim do mês. Sendo assim, aquele dinheirinho pode ser poupado pelas famílias para outros investimentos.

Também existe um sentimento de independência, por saber que está gerando a sua própria energia e não precisando contratar uma empresa, para algo que possa ser feito ali mesmo, no local.

A impressão que os clientes passam é que somente não se livraram totalmente da concessionária porque ainda não existe uma opção viável economicamente para que isso seja feito, mas não veem a hora de ter a total liberdade.

APELO AMBIENTAL

Muito se ouve por aí sobre as mudanças climáticas e fim dos combustíveis fósseis pelos graves problemas ambientais ocasionados por eles. O setor de energia também está incluído nisso.

Uma grande parte dos clientes residenciais está ciente disso e conscientemente opta por instalar uma fonte de energia limpa, pensando no lado ambiental.

Muitas famílias desejam um futuro melhor para seus filhos e por isso optam por ajudar na preservação do meio ambiente para que as próximas gerações possam também usufruir de um planeta limpo e conservado.

APROVEITAR O TEMPO CERTO

O momento atual é de estímulos para a instalação de geração distribuída de energia solar. Atualmente existe um bom desconto na taxa de energia elétrica para os clientes que decidem por instalar energia solar.

Sabendo disso, muitos clientes residenciais procuram instalar energia solar hoje mesmo pois sabem que estes benefícios têm prazo contado para acabarem. Assim como aconteceu em outros países.

Aproveitar o momento certo dá a garantia de que os descontos na taxa de energia realmente trarão benefícios pelo maior prazo possível. Por isso, muitos clientes tem muita pressa em instalar e querem o sistema instalado “pra ontem”.

Estas são alguns pontos citados por nossos clientes residenciais por instalarem energia solar fotovoltaica nesse momento.

Esperamos que assim continue para os clientes residenciais, tomando a frente nas decisões importantes para transformar o nosso sistema energético atual.

Categorias: Energia Solar

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.