Porque preciso armazenar minha energia?

Porque preciso armazenar minha energia?

Você que já tem seu gerador fotovoltaico, já pensou em quão incrível seria se você pudesse armazenar sua própria energia para poder usá-la durante a noite?

Exatamente, um sistema de armazenamento de energia se faz muito útil para qualquer sistema de geração de energia, mas tem fundamental importância principalmente na geração de energias renováveis que são intermitentes, ou seja, não possuem uma geração constante durante o dia, que é o caso da energia solar e eólica.

Além disso, um sistema de armazenamento integrado com o gerador e a rede traz uma série de outros benefícios para a própria rede de distribuição, tais como: regulação da frequência, regulação da tensão e ajuste de potência reativa. Sem contar que quando a energia é produzida, armazenada e consumida no mesmo local todo este ciclo se torna muito mais eficiente por evitar as perdas que ocorrem na transmissão através dos fios conectados aos postes que você vê na rua e também naquelas torres de transmissão que transportam a energia a longas distâncias.

Segundo o site de pesquisa e notícias do setor de energia BloombergNEF, estima-se a potência instalada  no setor de armazenamento de energia tenha um salto de cerca de 122 vezes e movimente cerca de 600 Bilhões de euros até 2040. Portanto é um mercado que tem muito crescimento pela frente pois encontra-se em estágio bastante inicial, no Brasil por exemplo uma empresa pioneira na área é a AES Tietê, porém não existem muitos concorrentes no setor ainda, mas analistas mostram-se otimistas com o crescimento deste segmento.

Existem várias tecnologias para se armazenar energia, sendo que a mais conhecida e difundida na nossa sociedade é a bateria química, na qual a energia é armazenada através de reações químicas reversíveis chamadas de oxirredução. Alguns exemplos são as baterias de Chumbo-ácido, Níquel-Cádmio, íons de Lítio, e Titânio redox.

Outra tecnologia que vem ganhando muito espaço no setor são as baterias cinéticas, também chamadas em inglês de flywheel, este tipo de bateria armazena a energia na forma mecânica, com energia cinética de rotação, elas possuem inúmera vantagens em relação as baterias químicas e já vem sendo aplicadas com sucesso em países como Estados Unidos, Alemanha e Israel.

Ademais, o armazenamento de energia na forma gravitacional também é um setor que está crescendo bastante, por possuir também muitas vantagens em relação a outras formas de armazenamento.

Agora que você já sabe o que é e para que serve um sistema de armazenamento de energia, fique ligado e acompanhe a Eng&Tech nas redes sociais que nos artigos futuros explicaremos com mais detalhes cada um desses tipos de baterias, para que você consiga compará-las e decidir qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Deixe um comentário