Mindset

Mindset


Todos nós temos uma maneira de ver as coisas, nosso entendimento particular de como o mundo funciona, isso é chamado de mentalidade ou também em inglês de mindset, que é a nossa maneira de interpretar a realidade à nossa volta.


O mindset é fundamental pois é ele que irá determinar o nosso comportamento diante de todas as situações que enfrentamos na nossa vida e, consequentemente, nosso comportamento determinará nossos resultados.

Temos uma mentalidade a respeito dos mais variados aspectos de nossa vida uma a respeito de dinheiro, uma a respeito de relacionamentos, uma a respeito de trabalho e assim por diante, sendo que a fusão de todas elas formam a nossa mentalidade geral sobre a vida.

Portanto quando não estamos satisfeitos com nossos resultados e não conseguimos entender porque as coisas não estão dando certo, muitas vezes a origem deste problema está na nossa mentalidade que não está adequada para os resultados que queremos.

Afinal nosso propósito determina nosso mindset que guia nossas ações, que geram nossos resultados, que se tornam nosso estilo de vida.

Podemos dizer que a nossa mentalidade é formada a partir de nossas crenças sobre determinados assuntos, e as crenças podem ser formadas a partir de duas fontes principais, que são as evidências e as repetições.

Por exemplo, observando o relacionamento de seus pais você foi coletando evidências de como homem e mulher se relacionam e de como é uma família, isto foi repetido um número suficiente de vezes até que se tornou como uma crença e foi a base para determinar a sua mentalidade a respeito de relacionamentos. E isso se aplica para qualquer aspecto de nossa vida como política, dinheiro, esportes, cachorros, internet, livros, entre outros.

Pessoas conectando peças de um quebra-cabeça. Fonte: freepik.es

Uma analogia muito comum para o mindset é de como se ele fosse um mapa que pode ser usado para ler determinado território.

Porém existem diversos tipos de mapa, como mapa de chuvas, de estradas e de temperatura, e cada um desses tipos de mapas vai te dar uma visão diferente daquele território que você está analisando, em cada um deles você vai focar em um aspecto diferente do mesmo território, e consequentemente terá uma conclusão diferente sobre o ele.

Por isso grave bem esta frase: “O mapa não é o território”. Isso quer dizer que os diferentes mindsets ou mentalidades que você tem sobre determinado aspecto da vida são somente uma visão, uma maneira de interpretar, ou seja, um mapa daquele território.

Imagine a seguinte situação, você e seu amigo vão para uma festa e depois de um tempo você diz: “Caraca, que festa incrível!” Enquanto isso seu amigo lhe diz: “Essa é a pior festa que eu já fui em toda minha vida.” Como pode ser possível duas pessoas que estão no mesmo lugar e no mesmo momento terem opiniões tão diferentes? Porque elas estão usando mapas diferentes para ler o mesmo território. Ficou claro agora?

Procure sempre criar na sua mente uma visão global e abrangente do território que você está inserido e desenvolva o hábito de selecionar cada  vez melhor qual o mapa mais adequado para os seus objetivos e propósito.

É muito comum que nossas mentalidades se formem automaticamente a partir da nossa vivência, porém nem todas as mentalidades são benéficas!

Portanto cabe a nós mesmos cultivarmos as que foram úteis e substituirmos as mentalidades nocivas à nossa saúde emocional, ou seja, a mentalidade não é algo fixo, imutável, ela pode ser mudada porque as nossas convicções e nossas crenças podem ser mudadas através de novas evidências e repetições.

Não é nosso objetivo aqui lhe dizer quais mentalidades são certas ou erradas nem melhores ou piores, mas sim lhe ajudar a distinguir as úteis e as inúteis para os seus objetivos de vida.

Da mesma maneira que cultivamos um pomar, selecionamos as espécies frutíferas de acordo com as frutas que desejamos saborear depois que plantamos, adubamos e regamos as árvores frutíferas enquanto eliminamos as ervas daninhas, você pode e deve ser capaz de selecionar, plantar, adubar e regar as mentalidades úteis para você, e eliminar aquelas que não estão alinhadas com o seu propósito.

Podemos ilustrar também da seguinte maneira, se na sua mentalidade sobre dinheiro existe uma certa crença de que dinheiro é algo ruim, você nunca vai ser capaz de guardar e investir seu dinheiro inteligentemente, você irá sempre gastar tudo que receber porque ele está classificado como algo ruim e sua mente automaticamente lhe afasta das coisas ruins.

Neste caso a simples mudança de mentalidade classificando o dinheiro como algo bom e que gera prosperidade irá gerar muitos resultados na sua vida a longo prazo, e isso poderia ser feito como assistindo vídeos ou lendo histórias de transformação sobre pessoas bem sucedidas tanto financeiramente quanto profissionalmente e pessoalmente, essas serão evidências que repetidas suficientemente se transformarão numa nova crença que mudará sua mentalidade!

Portanto tenha sempre em mente que seu mindset pode e deve estar sempre em constante evolução, a todo momento substituindo mentalidades nocivas por outras mais produtivas, dessa maneira, no longo prazo, você estará sempre desenvolvendo-se pessoalmente e atingindo níveis maiores de satisfação na vida. E lembre-se: O mapa nunca é o território.

mindset-energia-solar-eng&Tech-erechim1
Pense fora da caixa. Fonte: freepik.es

A Eng&Tech é uma empresa formada por pessoas como você que tem um sonho grande, mas que acima de tudo transformam cada pequena ação em um novo passo em direção a este sonho. Se você se identifica com a nossa missão e tem mindset de crescimento venha fazer parte da história entrando em contato conosco e ajudando-nos a disponibilizar energia para todas a pessoas a qualquer momento e em qualquer lugar!

Deixe um comentário