O desenvolvimento de células solares semitransparentes pode abrir a porta para o uso de janelas que podem obter energia solar com uma eficiência semelhante à de um painel solar.

Cientistas australianos conseguiram produzir células solares de perovskita de última geração com uma eficiência de conversão de 17% que pode transformar janelas em geradores de energia ativos. As células solares semitransparentes são capazes de gerar eletricidade enquanto permitem a passagem da luz.

Células solares semitransparentes

A ideia de células solares semitransparentes não é nova, mas os projetos anteriores foram bastante prejudicados pelo custo, instabilidade ou ineficiência.

Pesquisadores da Exciton Science e da Universidade Monash, na Austrália, afirmam ter tomado as medidas necessárias para multiplicar o espaço usado pelos painéis solares: usar as janelas. Para isso, eles desenvolveram uma célula solar semitransparente, que pode ser instalada nas janelas dos prédios para captar energia solar.

Os cientistas afirmam que conseguiram o resultado pelo uso de uma semicondutor orgânico que pode ser transformado em um polímero. Esse polímero foi usado para substituir um componente normalmente usado nas células solares orgânicas, mas que tinha pouca estabilidade. Dessa forma eles conseguiram resultados impressionantes.

As células desenvolvidas pelos cientistas permitem a passagem dos raios solares também para dentro do ambiente interno. Ou seja, uma escolha deve ser feita, quanto mais transparentes são as janelas, menos eletricidade elas geram.

As janelas solares pintadas para permitir a passagem do mesmo grau de luminosidade de uma janela comum feita com vidro escurecido, podem gerar até 140 W de energia por metro quadrado. Isso quer dizer que em 2 metros quadrados, o tamanho de um painel solar, seria gerada uma quantidade muito similar.

Os cientistas dizem que a primeira aplicação provavelmente ocorrerá em prédios de vários andares. Embora as grandes janelas implantadas em arranha-céus sejam caras, o custo adicional de incorporar as células solares semitransparentes a elas será marginal.

Dependendo do sucesso da aplicação da tecnologia, em um futuro próximo poderemos ter janelas produzindo energia por um preço comercial atrativo.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.