Com a utilização da nova técnica de irrigação de luz artificial acréscimos de produção de até 66% já foram projetados na produção de soja, durante a flora e enchimento dos grãos.

Apesar dos avanços alcançados pela agricultura nos últimos anos, com a mecanização, irrigação e avanço na criação de novos fertilizantes, o mundo carece de alimentos. Nem todas as pessoas podem sentar-se a mesa todos os dias e dar-se o prazer de um prato de comida.

Diversos países no mundo onde a taxa de crescimento da população aconteceu de forma muito acelerada ou em países afetados por conflitos e guerras por questões políticas, acabaram sofrendo com a falta de alimentos.

A agricultura moderna

A boa notícia é que o desenvolvimento de inovações na agricultura atual ajuda a mitigar estes efeitos, aumentando a produtividade de culturas agrícolas e também dando a possibilidade da produção de alimentos em locais remotos que antes eram inférteis.

Falamos aqui no blog sobre inovações criadas pela agricultura moderna como a estufa feita com células solares orgânicas, totalmente auto suficiente, que permite produção de alimentos e energia ao mesmo tempo.

Também falamos das novas fazendas agro-fotovoltaicas que mostram os benefícios da combinação da energia solar com cultivo de culturas agrícolas para as plantas que acabam produzindo mais alimentos.

E da combinação da criação de animais com a instalação de painéis solares, o que já está ajudando muitos agricultores no mundo todo a obterem uma renda extra que lhes permite continuar vivendo no campo.

Outro tema interessante é o decréscimo do custo para dessalinizar a água do mar com a utilização de energia solar, proporcionando assim que terrenos antes inférteis possam ser irrigados, possibilitando o plantio em áreas antes esquecidas.

Hoje vamos falar de mais uma inovação que promete ajudar no aumento de produtividade das culturas agrícolas. E essa inovação foi criada aqui no Brasil, mais específicamente no Alto da Parnaíba, na região do Triângulo Mineiro.

Estamos falando da irrigação de luz, técnica que usou os conceitos aplicados na criação indoor de alimentos para os cultivos externos. Utilizando luzes de led para acelerar o crescimento das plantas durante a noite ou em dias nublados.

Irrigação de luz

O fornecimento de luz para a o crescimento dos cultivos agrícolas, antes exclusivamente reservado ao sol, agora pode ser também manejado pela irrigação de luz.

A proposta desenvolvida pelo Grupo Fienile, permite que além da irrigação tradicional com água, os equipamentos sejam também usados para colocação de luzes LED que podem ser utilizadas para suplementar a luminosidade necessária para o crescimento das culturas agrícolas.

Irrigação de luz com luzes de Led durante o período noturno. Fotos de Adriana Mendes. Fonte: Revista Campo e Negócios.
Irrigação de luz com luzes de Led durante o período noturno. Fotos de Adriana Mendes. Fonte: Revista Campo e Negócios.

Segundo matéria da revista Campo e Negócios, “com apenas 40 dias de irrigação artificial de luz durante a noite – e durante o dia em períodos nublados – durante a florada e início do enchimento de grãos já foram projetados acréscimos de aproximadamente 66% na produção da soja, indo de cerca de 71 sc ha-1 (padrão da fazenda) para até 118 sc ha-1 no tratamento onde foi adicionada a iluminação artificial ao padrão da fazenda (safra 2019/20).”

Ainda segundo a empresa responsável pelo projeto, em alguns testes feitos em áreas menores já foram encontrados incrementos de produção de até 125%, após 40 dias de suplementação de luz.

Próximos passos da pesquisa

Os pesquisadores do Grupo Fienile continuam fazendo testes para ampliar os benefícios trazidos pela inovação da irrigação de luz.

As pesquisas estão caminhando para validação com uso de diferentes culturas agrícolas, até o momento já são 14 (entre elas: soja, milho, milho pipoca, feijão, algodão, batata, melancia, canola, alho, cevada, tabaco). O objetivo é estudar o comportamento das culturas com as diferentes condições de iluminação artificial.

A utilização de iluminação artificial pode abrir caminhos para criação de culturas antes inviáveis no inverno devido a falta de luminosidade necessária.

Aplicação da nova técnica de irrigação de luz. Fonte: Grupo Fienile.
Aplicação da nova técnica de irrigação de luz. Fonte: Grupo Fienile.

As experimentações englobam todas as variáveis necessárias para compor os melhores resultados, além da luminosidade também o manejo da adubação. Cada cultura tem suas especificidades e assim deve-se aperfeiçoar a técnica para cada uma delas.

Custos da Irrigação de Luz

A tecnologia da Irrigação de Luz mostra-se uma técnica promissora a ser aplicada em larga escala na agricultura nos próximos anos.

Segundo os criadores, o custo ainda não foi 100% estimado, mas o investimento será diluído em sucessivas safras.

Ainda segundo os criadores o próximo passo será a utilização painéis solares fotovoltaicos. Dessa forma, o sistema será auto suficiente em energia e ajudará a amortizar os gastos do sistema, fazendo com que o investimento retorne de maneira mais rápida aos agricultores.

Veja mais sobre a tecnologia no vídeo institucional:


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.