ENERGIAS RENOVÁVEIS: O MEIO AMBIENTE AGRADECE

ENERGIAS RENOVÁVEIS: O MEIO AMBIENTE AGRADECE

O sistema energético causa vários impactos ambientais em escala global. Para que cada um de nós tenhamos em nossas casas eletricidade para assistir televisão, usar os celulares e lavar as roupas, é necessário, hoje em dia, que uma grande quantidade de recursos não renováveis seja utilizado para a produção dessa energia. Além desses recursos que criarão energia, ainda são necessários os recursos para a criação dos equipamentos os quais vão ser responsáveis por essa conversão de energia térmica, cinética ou nuclear em energia elétrica.

Tá, mas do que você tá falando?

Estou falando de um problema grave causado pelas energias não renováveis, como todos já sabemos. Os dados do Climate Watch mostram que o Brasil, em 2016, foi o sexto colocado no mundo em quantidade de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

OS 10 MAIORES EMISSORES DE 2016

Emissão de gases de efeito estufa em toneladas de CO2 equivalente, excluindo uso da terra e mudança no uso da terra. Fonte: Climate Watch.

No Brasil, o setor de Energia é o principal responsável pela emissão de gases de efeito estufa, segundo dados da 4ª edição do relatório de Estimativas Anuais de Emissão de Gases de Efeito Estufa no Brasil, de 2015. Veja no gráfico abaixo.

Fonte: Própria.

Muitos desses gases causam doenças respiratórias, alergias, poluem rios e contaminam alimentos nas plantações. E o aumento da temperatura global também está atrelado a esses gases, sendo assim também são responsáveis por prejuízos indiretos em setores de pesca e agricultura.

Certo, entendi. E qual a melhor opção para substituirmos essas energias não renováveis?

Atualmente temos uma participação de 45,3% em nossa matriz energética renovável, segundo pesquisas concluídas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O que é um dado muito bom se comparado a maioria dos países. Para decidirmos qual a melhor opção, vamos analisar as principais fontes de energias renováveis usadas no país.

Recomendadas para você:

CICLO DE VIDA DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

PREÇO DE ENERGIA SOLAR, VALE O INVESTIMENTO?

DESVANTAGENS DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

FONTE DE ENERGIA DESVANTAGENS
Hidroelétrica

Alagamento de grandes áreas

Deslocação de populações

Destruição da vegetação natural Assoreamento do leito de rios

Bioenergia

Desmatamento de imensas áreas

Contribuem para formação da chuva ácida Eficiência reduzida

Dificuldade de transporte e armazenamento

Eólica

Necessita grandes áreas para produção

Produz ruído sonoro constante

Poluição visual Impactos sobre aves e animais voadores da região

Solar

Necessita grandes áreas para produção

Variação nas quantidades produzidas dependendo do lugar

Baixa eficiência dos painéis Poluição visual

Podemos ver que apesar de renováveis, as fontes alternativas de energia possuem também desvantagens. Algo em comum entre elas é que todas necessitam um grande espaço para instalação em larga escala. As que possuem menor impacto ambiental, muito provavelmente, sejam a energia eólica e solar.

Além disso, elas possuem a vantagem de poderem ser facilmente instaladas em pequena escala, diferentemente de uma usina de bioenergia e de uma hidroelétrica. E essa é a principal diferença, pois com isso você pode produzir a sua própria energia de maneira sustentável, fazendo sua parte para mudar esse cenário de uso de energias não renováveis.

Vamos fazer parte dessa mudança?

Deixe um comentário