COMPONENTES DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

COMPONENTES DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os componentes do Sistema Fotovoltaico. É muito importante conhecer cada um deles e saber o seu papel, isso ajuda a escolher a melhor opção para sua casa ou empreendimento.

Neste conteúdo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Grupos que compõe o sistema
  • Componentes de cada grupo e suas funções
  • Resumo rápido de cada componente

Um sistema solar fotovoltaico é formado por alguns componentes principais e outros secundários. Para melhor entendimento, vamos dividi-lo em quatro diferentes grupos: Gerador, Transformador, Armazenador e Compensador.

GERADOR

Vamos pensar em nosso amigo Fulano, um pequeno agricultor familiar. Fulano está se preparando para o plantio da próxima safra de milho. Para isso, necessita de sementes, terra fértil e quantidade de chuva e sol necessárias para o crescimento da planta. Pronto, já temos o nosso grupo Gerador.

Como assim? Sim, sementes, terra boa, chuva e sol. Misture todos esses elementos e será gerada uma linda planta de milho.

Beleza, e o que isso tem a ver com o sistema fotovoltaico? Assim como a energia solar fez as sementes de Fulano gerarem uma linda planta, podem gerar energia elétrica na sua casa!

Instale painéis fotovoltaicos e como mágica, a energia do sol será transformada em energia. Os módulos (painéis) podem ser comparados à semente, pois tem a mesma função de receber a luz e o calor solar e transformá-los em energia.

Painel Fotovoltaico.

A água e a terra fértil são os complementos para que essa semente cresça e gere uma bonita planta. A estrutura de suporte e os cabos fazem o mesmo papel, auxiliando os módulos.

Estrutura.
Cabos com conectores MC4.

TRANSFORMADOR

Gerada a planta do Senhor Fulano. Agora ele precisa transformar essa linda planta de milho em um produto que possa ser consumido, armazenado ou vendido. Então entram em ação os transformadores: ceifa e caminhão.

Para a energia solar funciona da mesma forma. Gerada a energia elétrica pelos painéis, essa precisa ser transformada para poder ser consumida pela casa, armazenada pelas baterias ou “vendida” para a rede elétrica.

É aí que entram em ação o inversor, responsável pela transformação da corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) e o controlador de carga, que é responsável pela proteção das baterias no caso de sistemas off-grid (desligado da rede).

Inversor.

ARMAZENADOR

A sementinha já virou uma planta e ela já foi transformada em novos grãos de milho, agora Fulano tem que decidir se quer armazenar ou vender esse milho.

Se resolver armazenar, precisará de um silo. Igualmente é feito com a energia elétrica gerada pelas placas e transformada pelo inversor. Agora ela precisa ser armazenada nas baterias, para que possa ser acessada e utilizada sempre que necessário.

Bateria.

COMPENSADOR

Bom, mas na verdade o seu Fulano não quer armazenar seus grãos de milho, ele gostaria de vender pois precisa de dinheiro para pagar a conta de eletricidade! Agora entra em ação a cooperativa, que ajudará nesse processo.

Quem auxiliará nesse processo de “venda” de energia é o relógio bidirecional, responsável por medir o consumo de energia e quanta energia será gerada pelas placas e colocada novamente na rede.

A diferença é que o pagamento dessa “venda” será em forma de créditos dados pela concessionária de rede elétrica. Estes créditos podem ser usados como energia elétrica enquanto energia não é produzida pelo sistema.

Relógio Bidirecional.

RESUMO

Resumidamente o papel de cada um dos componentes do sistema fotovoltaico pode ser visto na tabela abaixo.

COMPONENTES DO SISTEMA FOTOVOLTAICOFUNÇÃO
PAINÉIS FOTOVOLTAICOSTransformar a energia solar em energia elétrica.
CABOSTransmitir a energia elétrica de um componente do sistema para o outro.
ESTRUTURADar suporte e servir de apoio aos painéis.
INVERSORTransformar a corrente contínua em corrente alternada.
CONTROLADOR DE CARGAProteger as baterias.
BATERIASArmazenar a carga de energia elétrica produzida pelos painéis.
RELÓGIO BIDIRECIONALMensurar quanto de energia é consumida e injetada na rede.

Lembre-se de garantir que os componentes que serão instalados no seu sistema fotovoltaico sejam de qualidade e sigam as regras estabelecidas pelas leis. Tire suas dúvidas com os profissionais responsáveis pela instalação em sua residência ou empreendimento.

Prevenção garante a segurança contra problemas futuros.

Conheça mais sobre Sistemas Fotovoltaicos, nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário