COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Fazem alguns anos que os gastos com energia elétrica têm ficado cada vez mais altos. Hoje em dia a conta de luz é responsável por um grande custo mensal para a maioria das famílias brasileiras.

Neste post você vai aprender a economizar energia elétrica com 7 dicas. Algumas você nunca ouviu falar…

  1. Use um medidor de consumo de energia
  2. Localização ideal dos aparelhos domésticos
  3. Elimine os vampiros de energia
  4. Reduza o uso em horário de pico
  5. Isolamento térmico
  6. Aquecimento de água
  7. Painéis Solares fotovoltaicos

Confira algumas dicas que criamos para ajudar a reduzir sua conta de energia elétrica.

1. USE UM MEDIDOR DE CONSUMO DE ENERGIA

Usando um medidor de consumo de energia elétrica você pode acompanhar quanto cada aparelho doméstico colabora no preço da sua conta de energia elétrica. Esse equipamento faz o monitoramento da tensão, corrente elétrica e o tempo em que o aparelho está consumindo energia.

Como o equipamento mede o Consumo de energia em kWh e custo do funcionamento do aparelho em Reais, com o medidor você pode identificar equipamentos defeituosos. Por exemplo, se o termostato falhar em sua geladeira ou congelador, o compressor funcionará continuamente, aumentando sua conta de luz.

2. LOCALIZAÇÃO IDEAL DOS ELETRODOMÉSTICOS

Uma solução fácil e barata para quem não deseja trocar os eletrodomésticos mais antigos, é ordenar os equipamentos em uma ótima localização.

Equipamentos de refrigeração consomem significativamente mais energia ao lado de fontes de calor. Até mesmo a luz direta do sol é ruim. Por isso, não coloque geladeiras e congeladores perto de fogões, lava-louças ou outros equipamentos que possuem uma liberação de calor durante seu uso e tente não expor esses equipamentos a luz direta do sol por longos períodos do dia.

Se a temperatura, do local onde os equipamentos estão, diminuir em 1ºC, os refrigeradores diminuirão 6% seu gasto e os congeladores 3%.

3. ELIMINE VAMPIROS DE ENERGIA

Hoje em dia muitos dispositivos não têm um interruptor de rede. Em vez disso, um botão momentâneo é usado para controlar se o aparelho está totalmente ligado ou em modo de espera. Ou seja, os aparelhos continuam a gastar energia pois sua fonte de alimentação continua ativa.

Dispositivos como televisões, microondas e impressoras usam energia em espera, mesmo quando desligados. Alguns carregadores continuam a puxar pequenas quantidades de energia, mesmo quando não estão carregando seu aparelho. Mesmo que a potência de espera de um dispositivo individual seja relativamente baixa, se você tiver vários dispositivos plugados, o desperdício de energia ao longo do tempo pode aumentar consideravelmente.

O que você pode fazer para evitar esse desperdício de energia?

Simplesmente puxe o plugue de aparelhos à noite ou quando não houver necessidade de usá-los!

4. REDUZA O USO EM HORÁRIO DE PICO (BANDEIRA BRANCA)

Caso você tenha optado pelo regime da Bandeira Branca de tarifa de energia, entre as 18h e 21h o consumo de eletricidade dispara se comparado ao consumo durante o dia e na madrugada.

Isso acontece porque é o horário onde a maioria das pessoas estão em casa, utilizando muita energia para eletrônicos, iluminação e principalmente chuveiros. Além disso, é o horário onde é utilizada energia para iluminação pública.

Com todos esses equipamentos ligados à rede elétrica, as companhias produtoras de energia aumentam o preço do quilowatt-hora (kWh) no horário de pico, já que necessitam de uma nova fonte de energia para suprir a demanda (como utilização de uma usina termelétrica).

Experimente medidas simples para o consumo de energia nesse horário, como por exemplo tomar banho antes das 18h ou depois das 21h , e verá uma expressiva diferença na sua conta de energia elétrica.

5. ISOLAMENTO TÉRMICO

O isolamento térmico é feito com a ajuda de um material isolante, ou seja, um material com baixa condutividade térmica ou alta resistência térmica. Basicamente, isso significa que o material é usado como um dispositivo de bloqueio para evitar que o calor passe de uma região para outra. Em uma casa, por exemplo, evita que o calor vaze de dentro para o fora em dias frios ou vice-versa, em dias muito quentes.

Você deve lembrar dos dias quentes de verão quando a parede do quarto recebe sol a tarde toda e aquele calor demora bastante para se dissipar, mantendo a casa aquecida por várias horas. Esse aquecimento é dificultado pela utilização de um isolante térmico. Sendo assim, o ambiente interno fica mais estável e quando você necessitar um ar-condicionado para refrigeração do ambiente, este irá consumir uma quantidade muito menor de energia elétrica para alcançar uma temperatura agradável. Apenas 1ºC mais frio na temperatura do ambiente interno causará uma economia de cerca de 7% no consumo de energia pelo ar-condicionado.

6. SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA

O chuveiro elétrico, mesmo estando ligado somente por alguns minutos ao dia, é o equipamento elétrico que mais consome energia em uma residência, sendo responsável por mais de 25% do consumo de energia elétrica de uma casa.

Você já pensou em reduzir esse alto custo de energia atrelado ao chuveiro elétrico?

Na verdade a solução está todos os dias acima de nossa cabeça, é o Sol. Com a ajuda dele, a água é aquecida e armazenada em um tanque isolado onde poderá ser utilizada não somente para o banho, como também para uso em demais atividades do dia a dia.

7. PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS

Dentre todas as alternativas expostas nesse post, a que sem dúvida traz a maior economia de energia para sua residência é a instalação de um sistema solar fotovoltaico. Esses sistemas podem economizar, em alguns casos, até 95% da conta de energia elétrica!

Mas como funciona esse sistema?

Esse sistema converte a energia do sol em energia elétrica que pode facilmente ser utilizada por todos os equipamentos de sua residência. Isso permite uma liberdade muito maior em relação a utilização de energia em sua casa, além de produzir energia de uma maneira sustentável, sem agredir o meio ambiente.

Quer saber mais sobre a Geração de Energia Solar? Entre em contato com a gente.

Deixe um comentário