COMO ECONOMIZAR COM A ENERGIA SOLAR

COMO ECONOMIZAR COM A ENERGIA SOLAR


Nessa série de artigos vamos entender como podemos economizar com a Energia Solar, iniciando com apresentação do tema, aspectos regulatórios e as diferenças tarifárias que incidem sobre os consumidores.


O SISTEMA DE ENERGIA ATUAL

Para que a energia possa chegar em nossas casas e empresas é necessário toda uma cadeia de fornecimento. Essa cadeia pode ser dividida em três segmentos distintos que afetam diretamente o cliente: geração, transmissão e distribuição. A tabela abaixo demonstra cada um e seu papel no setor de energia.

SEGMENTO PAPEL NO SETOR
Geração Produzem a energia para os consumidores por meio de usinas: hidroelétricas (70% da produção), termelétricas, eólicas, solares, entre outras.
Transmissão Responsáveis pela rede que interconecta os grandes centros de geração aos grandes consumidores ou às empresas distribuidoras.
Distribuição Responsáveis por distribuir a energia que chega das empresas transmissoras para o consumidor final, sendo ele residências, comércios ou indústrias.

Um aspecto fundamental a ser mencionado é que existe uma bandeira tarifária (verde, amarela e vermelha) que varia conforme o ano, sendo mais caro no Período Seco (maio a novembro), do que no Período Úmido (dezembro a abril). Quando a bandeira é vermelha, o custo do kWh é maior porque as hidrelétricas não conseguem produzir todo o necessário e as Distribuidoras precisam fornecer energia de outras fontes, como as termelétricas, que possuem um custo maior por kWh.

A Distribuidora de energia é quem faz a cobrança da tarifa de energia. Para entendermos melhor como a Energia Solar pode reduzir nossa conta de luz é importante compreender como a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) faz a classificação dos consumidores e em qual estrutura tarifária podemos nos enquadrar.

CLASSIFICAÇÃO DOS CONSUMIDORES

No Brasil as unidades consumidoras são classificadas em dois grupos tarifários:

Grupo A: São os consumidores que recebem alta tensão, acima de 2300 volts, como indústrias, shopping centers e alguns edifícios comerciais. Nesse grupo a tarifa é composta pelo consumo de energia elétrica ativa (kWh) + demanda contratada (kW). Os subgrupos são divididos conforme a tensão de atendimento:

  • Subgrupo A1 para o nível de tensão de 230 kV ou mais
  • Subgrupo A2 para o nível de tensão de 88 a 138 kV
  • Subgrupo A3 para o nível de tensão de 69 kV
  • Subgrupo A3a para o nível de tensão de 30 a 44 kV
  • Subgrupo A4 para o nível de tensão de 2,3 a 25 kV
  • Subgrupo AS para sistema subterrâneo

Grupo B: São os consumidores com tensão inferior a 2300 volts, como lojas, agências bancárias, edifícios residenciais, grande parte dos edifícios comerciais, oficinas, etc. Nesse grupo a tarifa é composta somente pelo consumo de energia elétrica ativa (kWh). Os subgrupos são divididos conforme a atividade do consumidor:

  • Subgrupo B1 – residencial e residencial baixa renda
  • Subgrupo B2 – rural e cooperativa de eletrificação rural
  • Subgrupo B3 – demais classes
  • Subgrupo B4 – iluminação pública

MAS COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR?

A partir do momento em que começamos a gerar nossa própria energia, estamos economizando grande parte do valor da conta de luz. Isso porque durante os dias de sol você produz energia, utiliza em sua casa e transmite o excedente para a concessionária, gerando créditos de energia (kWh). Os créditos tem validade de 5 anos e são atribuídos ao CPF/CNPJ do cliente para serem usados durante a noite, em dias chuvosos, durante os horários de ponta e até mesmo em outros imóveis, em que a conta de energia elétrica seja da mesma concessionária e ambas estejam no mesmo CPF/CNPJ. As imagens abaixo ilustram esse processo de geração e uso remoto.

funcionamento da energia solar
funcionamento da energia solar

Agora que já sabemos como funciona um sistema de geração solar fotovoltaico, como os clientes são divididos e em qual categoria nos encontramos, podemos ir mais a fundo em cada um dos grupos, para entender o que pagamos e quais os custos podemos economizar com a energia solar.

4 comentários em “COMO ECONOMIZAR COM A ENERGIA SOLAR”

Deixe um comentário