COMO AS MÁQUINAS ESTÃO TRANSFORMANDO O PROCESSO DE MANUTENÇÃO

COMO AS MÁQUINAS ESTÃO TRANSFORMANDO O PROCESSO DE MANUTENÇÃO


A manutenção de máquinas e equipamentos sempre existiu. Conforme a evolução da tecnologia, novas formas foram surgindo, reduzindo cada vez mais os custos do processo.


1. TIPOS DE MANUTENÇÃO

Manutenção Corretiva

Concerta os equipamentos somente depois que quebram, ocasionando diversos problemas no processo produtivo, sendo o principal deles as máquinas paradas. Isso acarreta em atrasos nos processos, perda de mercadorias e altos custos que se propagam por toda a cadeia.

Manutenção Preventiva

Consiste em um trabalho de prevenção de defeitos que faz paradas programadas para troca de peças fundamentais para o funcionamento da máquina. Dessa forma, a prevenção é feita por meio de estudos estatísticos, do estado do equipamento, das condições ambientais e elétricas entre outras coisas. Com ela, algumas peças são trocadas de tempos em tempos, como acontece nas revisões dos veículos, onde é feita a troca de óleo, de correias e possíveis peças que após um certo tempo, teoricamente estariam desgastadas o suficiente para justificar a troca.

Manutenção Preditiva

Tem por objetivo prevenir falhas nos equipamentos por meio do monitoramento de diversos parâmetros, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível. Assim, nesse tipo de manutenção, a peça somente será trocada quando realmente estiver prestes a apresentar um defeito. Esse tipo de manutenção gera menos custos para o processo, uma vez que as falhas são previstas antes que ocorram. O problema desse tipo de manutenção é que o monitoramento não é feito em tempo real, abrindo brechas para que falhas aconteçam entre as medições.

Manutenção Preditiva Detectiva

Tem por objetivo detectar falhas ocultas ou não-perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. Esse tipo de manutenção aplica a automação, instrumentação e monitoramento em tempo real as máquinas, fazendo com que as paradas indesejadas se tornem quase nulas. Nesse modelo, os controladores utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para que as falhas possam ser previstas cada vez com mais confiabilidade. É o modelo mais eficiente de manutenção.

2. VANTAGENS

A manutenção detectiva otimiza o processo de manutenção porque antecipa as falhas e previne imprevistos. Principalmente em equipamentos que são gargalos ou equipamentos de armazenagens, como câmaras frigoríficas ou equipamentos de usinagem, onde o valor da mercadoria (muitas vezes um perecível) é muito alto. Por exemplo se um supermercado tem muita carne estocada, com uma temperatura controlada, e o equipamento falhar no domingo, quando o estabelecimento estiver fechado, esperar até a segunda feira para concertar pode ocasionar a perda da totalidade dos produtos. Assim como empresas de usinagem poderiam prever quando uma broca deve ser removida da máquina para afiação, antes que a mesma quebre, prevenindo a quebra dos suportes e aumentando a vida útil da máquina.

3. IMPLEMENTAÇÃO EFICAZ

Para que a implementação de um sistema de manutenção detectiva seja eficiente e realmente reduza os custos do empresário, é necessário que sejam estudadas as demandas dos equipamentos, determinando-se a chance de ocorrência de falhas dos componentes fundamentais e meios de instrumentar e medir o seu estado de conservação. Levantadas as demandas, os sensores serão instalados e os equipamentos podem ser monitorados em tempo real. Os algoritmos específicos para análise de dados, comunicado de falhas e geração de relatórios são implementados aos controladores, permitindo o acompanhamento remoto da saúde do equipamento em tempo real. A duração da implementação depende da quantidade de máquinas, da quantidade de variáveis monitoradas e do tipo de sensores que serão utilizados. Com o passar do tempo a quantidade de dados coletado aumenta, permitindo que a máquina utilize essas informações para aperfeiçoar continuamente sua análise, aumentando cada vez mais a confiabilidade do sistema de detecção.


Ficou com dúvidas se a manutenção poderia se aplicar nos equipamentos da sua empresa. Entre em contato com a gente ou poste seu comentário logo abaixo para que possamos te ajudar mais.

Deixe um comentário