Célula Solar Mais Eficiente do Mundo

Célula Solar Mais Eficiente do Mundo

A eficiência da célula solar é mensurada a partir da porcentagem de luz solar direta que é transformada em energia elétrica, ou seja, a capacidade de conversão do módulo. Atualmente no mercado, encontra-se módulos que não ultrapassam os 20% de eficiência, isto porque estes equipamentos são capazes de fazer a conversão de apenas uma pequena faixa do espectro da radiação. 

De acordo com Dr. Matthew Lumb, desenvolvedor do projeto, a nova célula criada é capaz de captar a energia de fótons de longa duração, esta que é desperdiçada na célula solar convencional. Ela é composta por diversas camadas, cada uma responsável pela captação de diferentes comprimentos de onda.

A nova célula solar foi capaz de atingir a notável eficiência de 44,5%, superando a encontrada hoje no comércio. A partir desta tecnologia, é possível que se reduza a área necessária para determinada produção energética, já que com a mesma área se tem mais que o dobro da geração dos módulos atuais.

Vale lembrar que este projeto foi desenvolvido em laboratório, e ainda não está disponível para o consumidor final, mas já é um grande passo para melhorar a experiência solar do usuário. Acredita-se que como qualquer outra tecnologia nova, com o tempo se reduza o custo e se torne acessível ao público.

O estudo de energias renováveis tem se tornado cada vez mais comum, visto que o planeta necessita de formas menos agressivas de produção de energia. A grande utilização hoje de energia solar, por exemplo, tem sido importante para torná-la popular, reduzindo assim o valor para se adquirir um sistema de geração própria.

Você também pode gostar de:

Deixe um comentário