Brasil terá a segunda maior usina solar do mundo

Brasil terá a segunda maior usina solar do mundo

O município de Canindé de São Francisco, com menos de 30 000 habitantes, conhecido turisticamente pela região da usina hidrelétrica Xingó, terá agora uma nova atração para os visitantes da cidade: a segunda maior usina solar do mundo.

Vista de Canindé do São Francisco, Sergipe. Fonte: Wikipédia.

A usina solar fotovoltaica terá capacidade de geração de 1200 MW, ficando atrás apenas do Tengger Desert Solar Park, localizado na China, que tem capacidade de geração de 1547 MW.

A usina solar é uma iniciativa da Enesf – Energias do São Francisco, consórcio formado por empresas e investidores que acreditam no potencial energético do estado. 

A licença ambiental para construção da usina aconteceu no dia 17 de junho deste ano. O projeto contará com um investimento de 5 bilhões de reais e será instalado numa área de 2400 hectares.

As primeiras etapas da usina solar já estão em execução, no estado de Sergipe. A expectativa dos empreendedores é que a primeira fase possa ser viabilizada no próximo leilão de energia nova A-6, marcado para 17 de outubro, e que contratará energia para início de fornecimento em 2025. Esta primeira etapa do parque tem potência de geração de 600 MW.

A maior usina solar atualmente em operação no Brasil está localizada na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. A usina tem capacidade total de geração de 158 MW, o suficiente para suprir a energia para 166 mil famílias anualmente. Nesta usina foram investidos cerca de 630 milhões de reais.

Outro parque solar gigante que está em construção no país é a usina de São Gonçalo, no Piauí, o qual dizem ser o maior parque solar em construção da América do Sul. Este será concluído em 2020, depois de um investimento previsto de 1,4 bilhões de reais e gerará cerca de 1200 GWh ao ano de energia.

Todos estes projetos exemplificam o grande potencial de geração de energia no Brasil por meio da energia solar. Estamos em um país com muito sol e a o setor de energia solar vive o melhor momento na sua história, experimentando um preço muito atrativo.

Leia também:

Deixe um comentário