Brasil é o mercado mais promissor para Energia Solar Fotovoltaica na América Latina

Brasil é o mercado mais promissor para Energia Solar Fotovoltaica na América Latina

As instalações de energia solar fotovoltaica devem receber uma adição de mais 114,5 GW em 2019. Um crescimento de 17,5% em relação a 2018. De acordo com o novo estudo da Wood Mackenzie.

Segundo o estudo, o mercado de solar fotovoltaico voltou com força em 2019, depois de sofrer uma pequena desaceleração em 2018. O esperado é de que as instalações anuais aumentem para cerca de 125 GW por ano no início de 2020.

Adições de energia solar fotovoltaica anuais por região, 2015-2024

Fonte: Wood Mackenzie

Diversificação do mercado

Ainda segundo o estudo, os países com capacidade instalada entre 1 e 5 GW anualmente serão o motor de crescimento nos próximos anos. Em 2018, haviam 7 mercados. Até 2022 haverá 19, incluindo entre eles França, Arábia Saudita e Taiwan.

Na Índia, a atividade de leilão começa a se recuperar depois de uma desaceleração causada por restrições de terra e de transmissão.

Nos Estados Unidos, os anúncios de novos planos de recursos integrados (IRPs – Integrated Resource Plan) de serviço público estaduais, são boas notícias para o mercado de energia solar fotovoltaica.

No Oriente Médio, todos estão de olho na nova adição de 1,5 GW na Arábia Saudita.

A China recentemente divulgou resultados do primeiro leilão solar fotovoltaico. Foram 22,8 GW de projetos leiloados no leilão inaugural.

Na América Latina, Brasil parece ser o mercado mais promissor no momento. Com contratos de compra e venda de energia (PPA – Power Purchase Agreement) leiloados com distribuidores e contratos de mercado livre com grandes consumidores em oferta.

O Brasil acaba de tirar o título do México de menor preço de energia solar fotovoltaica leiloado até hoje. Em Junho, a Enerlife/Lightsource BP ganhou um contrato em leilão para um projeto de 2020 MW de energia por apenas U$16,95/MWh. Foi o menor preço a leilão que já ocorreu na história. O preço foi quase 2 dólares menor que o antigo preço mais barato.

Os leilões de energia continuarão a ser o motor de crescimento do setor fotovoltaico global. Espera-se 90 GW de projetos de energia solar concedidos através de leilões em 2019, contra 81 GW de 2018.

Leia mais em nosso Blog.

Deixe um comentário