Você já parou para pensar em quão influenciadores são nossos hábitos para nossos resultados no cotidiano? Na hora de economizar energia elétrica não é diferente. Muitas vezes tomamos várias medidas para isso e esquecemos de mudar alguns hábitos muito simples, confira abaixo:

1. SECAR ROUPA ATRÁS DA GELADEIRA

Secar as roupas atrás da geladeira ou do congelador dificulta a dissipação de calor do equipamento, diminuindo a capacidade de resfriamento do mesmo.

E como isso impacta na minha conta de luz?

Esses eletrodomésticos funcionam ligando o compressor até que a temperatura interna desejada seja alcançada, depois disso desliga o compressor por um tempo determinado até que a temperatura interna aumente e seja necessário iniciar o ciclo novamente.

Se você colocar as roupas atrás do equipamento, dificultando o resfriamento, o motor ficará ligado por mais tempo, gastando assim mais energia elétrica.

2. DEIXAR OS APARELHOS SEMPRE PLUGADOS NA TOMADA

Quando você deixa os aparelhos plugados na tomada, mesmo que não estejam sendo utilizados, eles irão continuar consumindo energia (em menor quantidade) no modo de espera.

Por isso, para economizar energia elétrica, sempre tire os aparelhos elétricos da tomada quando não estiverem em uso.

3. DORMIR COM A TELEVISÃO LIGADA

Quantos de nós já não dormimos facilmente assistindo aquele filme que tanto queríamos ver?

Pois bem, para acabar com isso programe a sua televisão para que se desliga depois de um tempo de utilização.

4. NUNCA DESLIGAR O COMPUTADOR

Muitos de nós, ao invés de desligar o computador, apenas suspendemos a atividade dele para iniciá-lo mais rapidamente no próximo dia ou simplesmente continuar um trabalho exatamente do local onde paramos.

Esse hábito, além de consumir mais energia pode trazer problemas aos componentes do computador que acumulam mais calor por longos períodos e podem ser danificados.

5. ESQUECER AS LÂMPADAS ACESAS

Esse é um hábito muito comum quando estamos preocupados com outras coisas. Uma lâmpada somente de 15W ligada por 24 horas do dia durante todo o mês pode ser responsável por um gasto em torno de R$ 7,10 em sua conta de energia, segundo dados da Celesc.

6. DEIXAR O VENTILADOR LIGADO AO SAIR DE CASA

Nos dias que está muito calor, é comum deixar o ventilador ligado para quando chegar em casa sentir aquele ar fresco ou mesmo por esquecimento.

A verdade é que a eliminação desse hábito além de não fazer grande diferença no resfriamento interno da casa, irá ajudar a economizar energia elétrica.   

CONFIRA 7 DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

Categorias: Energia

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.